Vídeo de Maria Estrázulas, especial para o Sarcástico!
Todo segundo sábado de março, várias cidades do hemisfério sul ficam mais coloridas com a World Naked Bike Ride (WNBR), ou, Pedalada Pelada, como é também é conhecida no Brasil.
O movimento faz parte de uma campanha global em que os participantes pedalam juntos sem a obrigação de usar roupas para protestar contra a insegurança no trânsito. Nos países do Norte, a manifestação acontece no primeiro sábado de julho.
Santa Catarina registrou de janeiro até o final de agosto de 2012 90 acidentes de trânsito com ciclistas. Vinte deles foram fatais. “Estamos pelados para mostrar como nos sentimos andando pela cidade”, declara Daniel de Araújo Costa do movimento Peladada, que circulou as ruas de Florianópolis neste Sábado, dia 9 de Março. O SARCASTiCOcomBR acompanhou os 150 ciclistas de corpos pintados, calcinhas ou simplesmente como vieram ao mundo.
As reações dos motoristas, transeuntes e moradores da capital durante a Peladada foram diversas. De buzinas de apoio até as velhinhas de mão na boca. Durante a concentração na pista de skate da Trindade, ouvi um manifestante comentar para o outro: “tinha que ter uma música”, o colega pergunta: “música de striptease?” a resposta: “não, de bicicleta”. Me meto na conversa: “O que seria música de bicicleta?” e ouço uma lista entre “A Bicicleta” da Simone e “Bicycle Race” do Queen. Complementei a lista com a música “Selim”, dos Raimundos. O jovem não conhecia. Fiquei chocado.
Todas as fotos da cobertura in loco pelo celular: http://mobile.skarnio.tv/tag/pedalada-pelada/
Colaboração: Juliana Bassetti e Maria Estrázulas.
Tá desculpado ;-}
pow, tenho o direito de não conhecer “Selim” hehehe. Veja http://www.tinyurl.com/bicicletada4share