O conceito inicial do SARCASTiCOcomBR era o de uma ação de mídia tática que utilizava o humor como estratégia de difusão da diversidade cultural e das agendas sociais pouco (ou mal) abordadas pela imprensa brasileira. Sarcasmo, para os editores, é antes de tudo, “criticar sorrindo”.
Em 2010, o Sarcástico foi umas das 72 iniciativas contempladas com o Prêmio Mídia Livre 2010. O Edital objetiva apoiar iniciativas de comunicação livre existentes no país.
Segundo o Fórum de Mídia Livre, as mídias livres são iniciativas que “servem às comunidades, às lutas sociais, à cultura e à diversidade. Praticam licenças favoráveis ao uso coletivo e não são negócios de corporações. Compartilham e defendem o bem comum e a liberdade de expressão para todo mundo e não apenas para as empresas que dominam o setor. Entendem a comunicação como um direito humano e, por isso, querem mudar a comunicação no mundo.”
Outras informações:
http://www.forumdemidialivre.org
http://www.cultura.gov.br/culturaviva/category/mobilizacao-e-articulacao/ponto-de-midia-livre-mobilizacao-e-articualacao/
http://www.facebook.com/groups/143715205746228/
Ola, sobre as tvs comunitária, aqui na minha cidade tem um canal na tv a cabo que fica explorando o mercado de propagandas .é um canal comunitário ou é um canal somente comercial?como explorar este tipo de canal.?
olá pessoal, ví um video de vcs no youtube que diz como ter uma tv em 5 minutos, algo desse tipo…to tentando abrir um canal local em minha cidade, como faço ??? entrei em contato com a anatel pois sei que é necessario ter o transmissor homologado por eles e autorizado tambem, eles disseram que preciso resolver primeiro uma cncessao no ministerio das comunicações em brasilia e algumas pessoas de minha cidade, pessoas que tem bastante dinheiro (donos de faculdades privadas e tal….) ja tentaram e nao conseguiram a concessao pra poder operar o que faço pra ter um canal de forma legal porem sem precisar dessa concessão e nao ser ilegal pela anatel e outras ???
Olá Odon. A TV que mostramos como construir no vídeo é uma TV Livre. No Brasil, para se construir uma emissora de TV comercial, você precisa ter alguns requisitos, como uma família influente desde as capitanias hereditárias ou/e ter 10 vezes mais dinheiro que os caras mais ricos da sua cidade… Você também pode construir com a sua comunidade um Canal Comunitário na TV a Cabo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Televis%C3%A3o_comunit%C3%A1ria Boa sorte!